ESPÍRITA OU ESPIRITUALISTA

Existe muita confusão em torno destes dois termos e muitas pessoas não sabem a diferença entre ser espírita e ser espiritualista.

Pela relação semântica é comum vermos as palavras acima sendo comparada muitas vezes com um X entre elas, algo tipo ESPIRITUALISMO X ESPIRITISMO como se fossem opostas entre si ou como se uma fosse a antítese da outra, e muitos chegam a dizer que ou você é espírita ou é espiritualista, outros ainda dizem que são a mesma coisa, com um pouco de reflexão poderemos facilmente entender esse assunto, venha comigo:

A palavra espiritualista e espiritualismo diz respeito ao que é espiritual e decorrem da palavra espírito. A palavra que faz oposição a espiritualista é materialista e a palavra que faz oposição ao espiritualismo é materialismo e ambas decorrem da palavra matéria.

Logo, toda religião ou crença que acredita que existe um espírito no corpo e que este não é afetado pela morte são religiões de crenças espiritualistas, quem não acredita que existe espírito e que com a morte tudo acaba, são pessoas de crenças materialistas.

Portanto, embora o senso comum propague que religiões espiritualistas são apenas aquelas da chamada Nova Era que acreditam em chacras, energias, etc. isso não é verdade, as religiões católicas, evangélicas, espíritas, adventistas, Santo Daime, União do Vegetal, Umbanda, Candomblé, judaica, islamita, todas são ESPIRITUALISTAS.

O que difere entre elas é a forma como acreditam que ocorre essa relação entre o homem, o espirito e Deus, o católico tem a sua crença no catolicismo, quando consultamos no dicionário o significado de catolicismo, entre outras definições encontramos: “conjunto dos dogmas, instituições e preceitos da Igreja católica”, já o islamita tem a sua crença orientada pelo Islamismo, o judeu pelo Judaísmo e o espírita pelo Espiritismo e assim por diante. Não basta apenas crê na existência dos espíritos e na reencarnação para ser espírita, existem religiões que apesar de crerem na existência dos espíritos e na reencarnação, não aceitam a Doutrina Espírita, mesmo porque, muito antes antes de Kardec nascer, outras religiões já ensinavam sobre este assunto.

Todo católico é espiritualista, mas nem todo espiritualista é católico, todo espírita é espiritualista, mas nem todo espiritualista é espírita.

Kardec criou o termo espiritismo em 1857[6] e o definiu como "a doutrina fundada sobre a existência, as manifestações e o ensino dos espíritos"

Todo aquele, pois, que se diz espírita tem a sua crença religiosa orientada pela literatura espírita codificada pelo pedagogo francês, discípulo de Pestalozzi, Hippolyte Léon Denizard Rivail, que usava o pseudônimo de Allan Kardec, caso contrário é apenas espiritualista.

Essa confusão ocorre até mesmo entre pessoas da religião espírita, já ouvi algumas pessoas falarem assim: “Eu sou espírita kardecista”, NÃO EXISTE ESPÍRITA KARDECISTA, espírita kardecista é pleonasmo, é redundância, se é espírita é orientado apenas pela codificação de Kardec, outros afirmam ser ESPÍRITA DE MESA BRANCA, isso não existe gente, ou você é espírita ou não é, também não existe “alto ou baixo” espiritismo, tudo isso é invenção do senso comum.

Centro Espírita não faz trabalhos de oferendas, não faz trabalho para trazer o amor de volta, não oferece nada a espírito nenhum, espíritas não tem gurus, mestres, pastores, etc. não estou dizendo que isso é errado, pelo amor de Deus, cada religião tem seu conjunto de crenças, apenas estou dizendo que o espírita crê diferente.

Espero ter ajudado de alguma forma a esclarecer suas dúvidas.

Washington Pêpe